quarta-feira, 23 de março de 2011


Os chapéus estão em alta, com elegância e irreverência. No inverno, foi a vez do Fedora. E agora, desfiles como o de Marc Jacobs, Missoni, Badgley Mischka e Carolina Herrera colocam os chapéus, especialmente os de abas largas, entre as tendências.

“São um jeito interessante de acrescentar informação e personalidade à produção”, diz a stylist Ana Paula Pedras. “No dia a dia os chapéus podem informalizar ou formalizar uma produção, dependendo do material, cor, formato e do contexto em que estiver sendo usado”.

Sem muitas regras. O importante é a harmonia da produção. Dúvidas de como combiná-lo? Lembre-se de que ele é um acessório de destaque. “É melhor usar o chapéu acompanhado de mais um elemento chamativo na produção. E só. Por exemplo: chapéu e estampas ou chapéu mais acessórios chamativos”, explica Ana Paula.

São vários os tipos: dos chapéus de abas largas aos casquetes. Os que invadiram o guarda-roupa feminino – o caso do Panamá. Eles podem ganhar lenços, broches ou mesmo colares.

Formato do rosto

Na hora de escolher, preste atenção ao formato do seu rosto. "Quem tem rosto redondo pode preferir chapéus mais pontudos. Já o angular pode amenizar as linhas escolhendo modelos mais arredondados. Rostos estreitos ficam melhores com chapéus menores e mais largos pedem chapéus maiores”, recomenda.

Para cada tipo, uma ocasião. Confira exemplos comentados pela stylist:

Chapéus de abas largasNaturalmente descontraído. “Carregam uma imagem de informalidade e descontração, ideais para momentos de praia, mar, piscina e muito sol. É legal coordenar esse tipo de chapéu com roupas esvoaçantes, tecidos fluidos e maxi vestidos”, explica.

Chapéus de aba curta
“Os casquetes e os pequenos chapéus carregam uma aura retrô que é difícil de ser quebrada, por isso é mais bacana que a produção acompanhe a brincadeira”, diz a stylist.

Chapéu Panamá
“Os looks “boyish”, com cara de menino, são bem atuais e coordenam super bem com os chapéus panamás. Produções com camisas e calças de alfaiataria em tecidos leves, coordenados com um sapato tipo oxford são ótimas opções para fugir do óbvio”.

Os melhores materiais

Não são apenas os modelos que ditam a ocasião. Os materiais dos quais são feitos os chapéus podem dar um ar informal ou sofisticado e indicar a estação para usá-lo. “Tecidos mais pesados, lã e feltro combinam com looks de inverno e pedem produções mais pesadas. Já os chapéus em materiais naturais e mais leves como palha, algodão e linho coordenam melhor com looks mais leves e com cara de verão”, explica Ana Paula.

Divirtam-se

retirado de gnt.globo.com

terça-feira, 15 de março de 2011

Dicas de Inverno


O verão chega ao fim no dia 20 de março, boa hora de pensar em atualizar o seu guarda roupa de inverno. Quer ajuda? Anote os dez itens que podem fazer essa mágica:

1. Saia longa ou midi. Pode ser tubular ou mais soltinha, com um pouco mais de movimento. Pode ser preta, em uma cor forte (azulão, laranja) ou arrisque uma listra ou um xadrez.

2. Caso ainda não tenha um par (elas já estão nas paradas há vários invernos), invista em uma bota de cano curto, sem salto e de amarrar. Bem urbanas, como as da coleção de inverno 2012 da Chanel.
3. Qualquer peça de pele, cabelo ou pelúcia... Pode ser uma gola, um coletinho, um casaco curto ou só as mangas. Podem ser nas cores tradicionais – preta ou marrom – ou em cores vivas, mais contemporâneas. E atenção, hoje em dia as falsas são aceitas nos mais finos salões.

4. Se preferir ater-se aos clássicos, lembre-se que além do preto e do cinza em alta, o camelo continua sendo o neutro do momento. E mais uma coisa: ele combina muito bem com vermelho.  

5. Para eletrizar os looks neutros (em preto, cinza e camelo), tente começar a misturar cores no seu look de inverno. Dê preferência para o vermelho, aposte em casacos, calças ou pelo menos acessórios. E saiba que não será um investimento à toa, pois nas recém lançadas coleções internacionais de inverno (que chegam às lojas em meados 2012) as cores continuam fortíssimas.

6. As texturas e estampas de pele de animal seguem fortes e, para fazer companhia à onipresente oncinha, muitos itens em phyton (cobra).
7. Corra atrás de qualquer peça de couro, pode ser uma saia, jaqueta, colete... Os pretos ainda são os mais fortes, seguidos do marrons, vermelhos e verde folha.

8. Transparências voltaram com tudo, em qualquer lugar da roupa (pode ser na barra da saia, na manga da blusa, um recorte na camisaria, um decote). Escolha a mais adequada à ocasião, o horário; dose a exposição de pele: a intenção é parecer atual. 

9. A renda veio para brigar por espaço com o paetê como elemento decorativo. Permanece firme na listinha das tendências há duas estações e não está com cara de que vai sair das ruas tão cedo!

10. Para completar esta lista com os primeiros must have do inverno, escolha um batom vinho e pinte as unhas com o esmalte grafite da Chanel ou com um tom de fúcsia que combine bem com o bordô dos lábios.
Retirado de http://chic.ig.com.br/